quinta-feira, 19 de julho de 2012

Então, assisti The Amazing Spider-Man!



Olá pessoal, vejam só, um post novo escrito bonitinho. E é exatamente sobre o título, assisti The Amazing Spider-Man. Confesso que não fui esperando muito do filme, visto que muitos comentaram negativamente. Então minha neutralidade foi importante para ter uma boa experiência. Farei uma resenha/review pra vocês sobre minhas impressões do filme. O texto está recheado de SPOILERS, então, já aviso, caso não tenha assistido o filme, leia por sua conta e risco. 

Novamente, TEM SPOILER.




Review The Amazing Spider-Man
Por EddieTheDrummer





Titulo Original: The Amazing Spider-Man
Titulo Brasil: O Espetacular Homem-Aranha
Ano: 2012 
Nota IMDB: 7.6/10 (19.07.12)
Nota Filmow: 3.9/5  (19.07.12)
Diretor: Marc Webb
Gênero: Ação, Aventura
Sinopse: O Espetacular Homem-Aranha é a história de Peter Parker (Andrew Garfield), um estudante rejeitado por seus colegas e que foi abandonado por seus pais ainda criança, sendo então criado por seu Tio Ben (Martin Sheen) e pela Tia May (Sally Field). Como muitos adolescentes, Peter tenta descobrir quem ele é e como tornou-se a pessoa que é hoje. Peter também está começando uma história com sua primeira paixão, Gwen Stacy (Emma Stone), e juntos eles lidam com amor, compromissos e segredos. Quando Peter descobre uma misteriosa maleta que pertenceu a seu pai, ele começa uma jornada para entender o desaparecimento de seus pais - o que o leva diretamente à Oscorp e ao laboratório do Dr. Curt Connors (Rhys Ifans), antigo sócio de seu pai. Procurando por respostas e uma conexão, Peter comete um erro que o coloca em rota de colisão com o alter-ego do Dr. Connors, O Lagarto. Como Homem-Aranha, Peter tem que tomar decisões que podem alterar vidas, para usar seus poderes e moldar seu destino de se tornar um herói.
Info e sinopse: IMDB e Filmow

Trailer:





Primeiramente, quero deixar claro que não sou fã dos quadrinhos do Spider-Man. Ou seja, eu não leio os quadrinhos e nunca acompanhei uma série ou um arco sequer. Já vi algumas coisas, mas nunca li algo completo. Sendo assim, todo o conhecimento que tenho dos quadrinhos do Spider-Man são baseados em resenhas, imagens, entre outras coisas que pode-se conseguir na internet. O que conheço bastante é o desenho do Spider, porém, não vem ao caso. Vamos falar do filme.

A princípio, achei o filme bom. Não ótimo, apenas bom. Tive uma boa experiência do cinema e pude me divertir e ter um bom momento de lazer. Então vamos dividir em tópicos para poder expressar a minha opinião.

Atores

De fato, o que mais me ganhou no filme foi a atuação de Andrew Garfield como Peter Parker. Ele encarnou o personagem e por consequência temos um Peter ao qual esperamos que seja: um cara que fica no canto dele e que ao ganhar os poderes os utiliza com certa irresponsabilidade devido a sua imaturidade, mas com um bom coração e procurando fazer o que acha certo. Assim que vejo o aracnídeo, como um gurizão que quer salvar o mundo mas muitas vezes acaba causando muitos estragos para fazer isso (se bem que os Avengers destruíram uma cidade para salvar o mundo). Imagino Peter Parker como um Tony Stark mais novo, só que humilde. Andrew Garfield me convenceu em sua atuação. Não vamos tocar no assunto que Peter deveria ter 15 anos (não precisa ler a HQ, uma pequena pesquisa na web confirma isso).



Por outro lado, temos Emma Stone como Gwen Stacy, a qual não me convenceu totalmente. A Mary Jane loira me pareceu muito "certinha" no filme. Digamos assim, pelo pouco que conheço dos quadrinhos e pude analisar em alguns "prints" com participação da Gwen, ela é mais "soltinha", if you know what I mean. De qualquer forma, Emma Stone não tem cara de uma guria de 17 anos (como ela diz para o pai em um momento do filme). E não me peça para indicar outra atriz, afinal, não é o meu trabalho. Ao menos o Andrew parece mais com Peter que o Tobey, de acordo com uns prints que vi por ai.




Também temos a atuação, ao meu ver, péssima da Sally Field como Tia May. Em momento algum eu vi a Tia May nela. Sério, não me desceu. A mulher parecia estar sempre de luto e preocupada com tudo, insegura de si mesma. Não consegui sentir um pingo de carinho e compaixão que apenas a Tia May passa. Sinceramente, não gostei. 

Outro que se salva é o Dr. Curt Connors. Rhys Ifans consegue passar o que o Dr. Connors almeja, que é ser normal e sem deficiência, e sem uma maldade em seu coração. Porém, acaba se deixando dominar pela mutação. Gostei da atuação dele. 

Vejam bem, estou falando das atuações até agora. E vou parar por aqui, pois essas foram as que mais me chamara a atenção.

3D


Eu assisti o filme em 3D. Posso dizer que não é o melhor 3D que já vi, mas foi bem aproveitado. Quando digo que foi bem aproveitado me refiro às cenas do Spider-Man (sim, vou continuar falando o nome dele em inglês pois acho menos mainstream) jumpeando com suas teias e às cenas em "primeira pessoa" (que por sinal, achei muito bem vinda para uma completa sensação de imersão). Para que seu filme em 3D seja bom, você tem que saber como aproveitar a tecnologia. E é por isso que estou esperando pelo The Hobbit (não, não vou grifar ou fazer qualquer coisas nas palavras estrangeiras desse texto) no fim do ano e não espero muito desses filminhos que estão fazendo antes do filme mais esperado do ano! Haters gonna hate.

Trilha Sonora

Muitos (muitos mesmo) não gostaram da trilha sonora do filme, devido à frequente sinfonia orquestrada em sincronia com os movimentos do Bug Boy. A cada pulinhos ou teia lançada é um barulhinho de efeito. Bom, de certa forma os que pensam assim estão certos. Mas eu gostei, pois dá ênfase aos movimentos. É justamente para dar "efeito". Exagerado? É, mas estamos falando de cinema pessoal. Os que reclamam disso são os mesmo que reclamam que o som não se propaga no espaço e preferem assistir Star Wars no mudo por teimosia. 


A Estória

A parte intrigante do filme. De certa forma, pode-se dizer que este filme é mais fiel aos quadrinhos que o a trilogia anterior. Mas como disse, meu conhecimento dos quadrinhos é limitado. Então, de início, vamos analisar como se fosse um filme que não é baseado em nada (o que é incorreto, mas apenas para analisarmos).
Parker é "abandonado" pelos seus pais ainda quando jovem (diferentemente do Bátima, ele não viu a morte dos seus pais. Outro que não viu a morte do pai foi o Demolidor) e é criado por seus tios. A partir disso, temos um jovem nerd que acaba obtendo poderes que acabam levando seu tio à morte (bem resumido, claro), fazendo que busque a vingança. Com isso, acaba tornando-se um anti-herói (para a polícia), até que aparece um vilão de verdade. No meio disso tudo ele ainda tem um romance com a filha do capitão da polícia, a quem revela seu segredo. Analisando por esse ponto, a estória é consistente (possui um começo, meio e fim). Há também algumas partes que acabam ficando boring em certo momento, e só servem para encher linguiça (busca pelo assassino do Tio Ben) e se analisarmos essas partes, veremos que algumas até são importantes, mas seria melhor que não tivessem feito tantas "repetições". Mesmo parecendo bom, poderiam ter explorado melhor o romance de Peter com Gwen e o Spider-Man poderia ter tirado menos vezes a máscara (o ideal seria zero vezes). Mas vamos analisar os pontos da estória, usando meu pequeno conhecimento quadrinístico.

Alguns estão reclamando do esquema dos pais do Peter, mas acredito que como foi adaptado para o cinema com o objetivo de atingir as massas, e não apenas quem lê a HQ, seja justo para dar uma intro na estória a la Harry Potter. Mas há alguns fatos perturbantes, e o primeiro é onde ele é picado. Mesmo não lendo, pelo que sei, Parker foi picado na mão, e não no pescoço. Mas tudo bem, vamos dar um desconto  pois assim foi possível fazer a cena do momento que a aranha pica (também não vou comentar como ele passou uma noite inteira com uma aranha no corpo dele e não percebeu). Não, não vou dar desconto, tinha que picar na mão e ponto.

Então vemos Peter conhecendo os seus poderes e para nossa alegria, sem teias saindo dos punhos, o que é um fato totalmente positivo. E como comentei anteriormente, a imaturidade é demais perante tamanhos poderes. Perfeito.

Para continuar, Tio Ben tem que morrer. E ele morre, só que... por favor, que "nada a ver" a sequencia da morte do Tio Ben, hein. Aliás, Tio Ben mesmo é o do Sam Raimi. Não vou comentar sobre isso, tamanha decepção. Se possível, pule essa parte. Faça o seguinte, pegue o Spider-Man do Sam Raimi e assista a sequencia da morte do Tio Ben no lugar desse e você economizará uns 15 minutos de filme. Depois que o Tio Ben morre, o jovem Peter busca vingança e não consegue achar o assassino. Ponto negativo, visto que ele TEM que matar o assassino. Certamente isso foi apenas para encher linguiça. Olha, a única cena que aceito da "busca pelo assassino" é a do ladrão de carros, por um único motivo: demonstra o Spider-Man como deve ser, imaturo, irresponsável, e cheio de piadinhas. Mas tinha que morrer o verdadeiro. Acredito que a morte do assassino não mudaria o roteiro. Ou já estamos falando do segundo filme?



Um pouco diferente 

E então temos o The Lizard, o vilão do filme. Aqui o negócio começa a melhorar, diante dos duelos entre os dois (não gostei da aparência do Lizard, então vamos ignorar isso). Os movimentos do Spider-Man lembram muito uma aranha durante as lutas do filme. A cena da luta na escola, quando o aracnídeo passa teia ao redor do Lizard me lembrou muito uma aranha, bem como um pouco antes dessa cena quando ele se joga em cima do lagartão direto do teto. Menção honrosa para a construção da teia no esgoto, tal como uma aranha faz para pegar suas presas. 

Mas como nem tudo são flores, não entendo o porquê que Peter tem que mostrar a cara para todo mundo. Ele está sempre tirando a máscara. E outro furo é o Cap. Stacy morrer para o Lizard. Podemos entender que isso foi necessário porque provavelmente no segundo filme eles podem aproveitar a Mary Jane, diante do que Stacy disse antes de morrer (um grande salto na estória, mas óbvio que não). Mas ai vemos a indireta que Peter dá para Gwen no final.

Bom, esses são os fatores principais que observei.

Veredito

Bom, como eu disse o filme tem as suas falhas se for usar os quadrinhos. O @ViniBerselli, que lê os quadrinhos, disse que a estória do filme nem está seguindo a HQ do The Amazing Spider-Man, e sim de uma outra série do Spider, que no momento não lembro. Bom, se ele diz... Veja como conheço as coisas heheehe

Mas se formos analisar o filme sem conhecer os quadrinhos e sem ver a trilogia do Sam Raimi, ou seja, como literalmente um filme novo de algo que você não conhece, é um filme bom e divertido, que pode ser entendido tranquilamente (salvo algumas coisas que comentei antes, que deixam o filme maçante em alguns momentos). Se fosse fazer igual aos quadrinhos, segundo meu amigo @ViniBerselli, precisaria mais que 2 horas de filme, e 2 horas já é demais. 

Diante disso tudo, e julgando pelas duas posições visto que não sou um fã de quadrinhos, mas também não sou tão leigo quanto à estória, de 0 à 5, minha nota é 3.5. Essa nota poderia ter sido um 4, e só não foi porque não há menção no filme da famosa frase: 
"Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades." - BEN, Tio
Sério, descontei só 0.5 porque fiquei com pena de dar zero, visto que se não conhecesse eu nem saberia que a frase existia. Mas é inadmissível o filme não ter a frase. O Spider-Man não é nada sem essa frase. E tenho dito.


E você, o que achou do filme?