quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Uma Viagem Alucinante


Como vai pessoal. Sentiram minha falta? (Não respondam) Então, depois daquele post imenso dos filmes (que deu trabalho) precisei descansar um pouco para recuperar as minhas energias. Mas aqui estou eu novamente. E hoje vou falar sobre algo um tanto quanto inusitado.

O fato que vou narrar aconteceu na virada do ano de 2009/2010. A primeira vez que viajei de carro para a praia sozinho. Veja bem, não fui até Santa Catarina, como estou acostumado. Fui até Arroio Teixeira, próximo a Capão acho (bah, nem lembro mais. Muita coisa) na casa do meu avó. Porém, nessa viagem, tivemos alguns imprevistos.


Veja bem, eu tirei minha carteira de motorista em 2008. Peguei na época que era apenas um ano de provisória. No final de 2009 eu já não estava mais na provisória, e eu me considerava um bom motorista. Bem, hoje eu me considero um bom motorista. Inclusive porque passei por lições e coisa e tal que me fizeram aprender muito. Essa viagem, foi uma que aprendi bastante. Então imagine, que eu, apesar de já ter ido a Garibaldi, Caxias do Sul, e cidades próximas, iria realizar uma viagem de uns 200 Km. Em uma estrada que eu não conhecia. 

Outro fator que vale ressaltar, fui de Ford Courier, da empresa de meus pais. Segundo minha mãe (que estava na praia, mas não nessa, em Santa Catarina mesmo) ela estava boa para viajar. Troquei óleo, calibrei pneus, botei gasolina, mandei lavar ela pra ficar limpa e com cheiro bom para a viagem. Só não sabia de detalhe: os pneus estavam "quase" carecas. Descobri isso quando cheguei, e vocês saberão mais adiante o que aconteceu com isso. Bom, vamos dar início a nossa viagem.

Era final de 2009. Minha mãe havia ido para a praia e fiquei em casa sozinho, pois alguém tinha que trabalhar naquela casa, não é? Então, se não me engano, tiraria minhas férias do reveillon para frente. Então, como passaria o final do ano com a minha noiva apenas, decidimos ir até a casa de praia do meu vô, pois teria alguns familiares para passarmos a virada juntos. Nunca fui de comemorar muito a virada, mas pensei, antes que ficar em casa né, vamos passear. 

Se não me engano, saímos ou no dia 30 ou 31 (acho mais provável 31) para ir e voltaríamos no dia 3 ou 4. Algo assim. Me dá um desconto, não sou bom com datas. E isso faz 1 ano já. Tipo, aconteceu tanta coisa nos últimos anos que não sei o que é 2009, o que é 2008... então dá um desconto ai eehehehe. Continuando, liguei para ver onde era, pesquisei nos mapas (Google Earth), configurei no GPS do celular, tudo certo. Saímos nem muito tarde e nem muito cedo e pegamos a estrada. A caminho até lá é muito simples, então não tinha erro

Um fato interessante de dirigir na "Rota do Sol", é que com as suas longas retas, não dá vontade de ir devagar. Então bota que era uma média de 140 Km/h nos retões. Então vamos aos acontecimentos.

Celular + Direção: Não dá certo
Certa altura do campeonato, eu dirigindo em uma reta resolvi verificar no celular em local já estávamos. Só que isso não dá muito certo. Em segundos eu está no meio da pista e um ônibus vindo em direção contrária, dando sinal de luz freneticamente, buzinando e soltando fogos de artifício. Então minha noiva disse, "olha o estrada, presta atenção". Voltei tranquilamente. 
Lição aprendida: Quando você dirige, você precisa olha para a estrada. Para a estrada tá.


O Túnel

Lombada azucrinalda
Eu sabia que teria três lombadas eletrônicas durante o trajeto de 40km/h e 80km/h. Uma delas era na saída do túnel, quando você está descendo a serra. A de 80 próxima ao Aqualoucos. E a outra de 40 depois que acaba de descer a serra. A do túnel foi tranquila. O problema, é que a próxima, que também era de 40 km/h, eu não sabia direito onde era. Fui na boa, até que vi uma reta em descida que depois subia, ia para a esquerda e após uma curva para a direita. Meti o pé né, pra subir no embalo. Só que nessa curva para a direita, não havia visão do futuro, pois tinha meio que um "rochedosinho" na encosta da curva. Isto mesmo que você está pensando, quando finalizei a curva, lá estava ela, a lombadinha de 40 km/h bem bonita olhando para mim, e eu a 80 km/h naquele momento. Só sei que numa manobra de dar inveja aos atores de Velozes e Furiosos, reduzi a velocidade de 80 para 40 em uns 20-30 metros, sem derrapar. Passei abaixo do limite. Falei que eu era bão? 
Lição aprendida: Quando você não sabe onde estão os pardais e lombadas eletrônicas, faça curvas sem visão sempre dentro do limite de velocidade. Só aumente um pouco se você tiver visão, estiver em uma reta, a estrada não oferecer perigo e seu carro estiver estável. É, tu aprende por causa de uma coisa, mas ai tu acaba aprendendo outras também. Isso é bom.

Raly do Posto
Em certo momento, estávamos com vontade de parar em algum lugar para ir ao banheiro e comprar algo. Decidimos, no próximo posto parar. Legal, o problema é que dirigindo e conversando, eu esqueci do posto. Quando estávamos próximos (mas muito próximos) minha noiva me avisa "nós não íamos para no posto?". Neste momento, sem reduzir totalmente o carro, entro no posto na boa. Sabe quando tu tá acostumado com posto asfaltado? Então, esse posto era ENORME e era tudo cascalho curva! Yep, o carro entrou derrapando pra esquerda. Conforme aprendi nos filmes policiais, virei pra esquerda. Então ele jogou a bunda pra direita e virei pra direita. E assim sucessivamente. No total, o carro jogou sua buzanfa para as seguintes posições: esquerda, direita, esquerda, direita, endireitou! Uma nuvem de poeira levantada, pessoas no estacionamento olhando hororrizadas, e eu continuando até o estacionamento a 10 por hora, foram os fatos que sucederam o acontecimento. Passado o susto, nenhum membro fora do lugar, olhei entristecido que a caminhonete estava toda suja de barro (lembra que tinha mandado lavar?). De um lado só! Devia ter batido uma foto. 
Lição aprendida: sempre reduza bastante antes de entrar em qualquer entrada (redundância redundante) e fique ligado no que tu tá fazendo. Presta atenção no trânsito pô. Essa é a segunda vez já. 

Rótula Fatal
Pois bem, quase chegando no destino, há uma rótula para ir onde eu queria chegar. O problema é que não me avisaram que existem rótulas muito pequenas e você não pode continuar diminuindo a velocidade na rótula. Ok, não precisava me avisar, mas esse foi meu terceiro descuido. Chegando próximo da rótula, falando "olha, tenho que entrar nesta rótula, vou diminiuir a velocidade". Mas a rótula não chegava e eu mantinha 60 km/h. Quando cheguei na rótula, ela veio muito rápido. Nem se apresentou. Freiei (sério, não sei o correto) um pouco mais e aconteceu. Digno de filme de ação, ao entrar na rótula a traseira do carro fez a curva mas a frente esqueceu que tinha que acompanhar. Um susto maior ainda, cheiro de borracha queimada, dêsanimo por ter errado de novo da mesma forma que a anterior (tu não aprende cabeça?), nenhum arranhão ou dano ao veículo. Havia brita (elas me perseguem) na curva da rótula, e lembra o que falei dos pneus? Então, quando cheguei ao destino vi o estado e constatei que não segurariam aquela curva de jeito nenhum. Seguimos a viagem. Sério, Deus deve me amar muito mesmo, pois me protegeu de sofrer vários acidentes. 
Lição aprendida: bem essa foi a gota d'água né. Com isso (e com todas as outras) aprendi que tem que ter mais atenção, e quando você não conhece e sente-se perdido sempre reduza a velocidade. Seu tempo de resposta será maior

Conclusão
Depois dessa viagem aprendi muito. Na volta, pegamos muita chuva, e fui muito mais prudente. Quando algo de ruim acontece conosco, não podemos desanimar. Devemos levantar nossas cabeças, seguir em frente e aprender com o nosso erro. É assim que tenho amadurecido e aprendido bastante. Como exemplo, segue um texto de onde tiro essa força:

Tg 1:2-4 - NVI Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverançaE a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.

E já que estamos no clima de lição e esse post deu um trabalhão (tenho pouco tempo livre. Digito só nas brechas), fiquem com a musiquinha do Oficina G3 - A Lição:



Ps: do jeito que estou postando, vou pensar se vou postar todo o dia. Os post estão imensos, então dificulta. Mas acredito que estão gostando. Sabe como é né, tenho que contar os detalhes. :P